Versão completa do Relatório Técnico - [clique aqui]

Resumo

Durante o 2º Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa pesquisadores de vários países discutiram na Universidade Paulista (Campus Indianópolis), nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2009, o tema do evento: “Os Elementos-chave para a Sustentabilidade do Planeta: Energia, Água e Mudanças Climáticas”.

O evento internacional foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP-UNIP), mestrado e doutorado, e contou com as parcerias da ASEC (Associação dos Engenheiros da CETESB), da NPPR (National Prevention Pollution Roundtable, dos Estados Unidos), da UCf (Universidad Cienfuegos, de Cuba) e da UNISON (Universidad de Sonora, do México).

A parceria com o Journal of Cleaner Production, iniciada no 1º Workshop se manteve com o apoio do Editor Chefe da Revista (Prof. Donald Huisingh), resultou na chamada de trabalhos para um número especial da revista com os melhores trabalhos desta segundo edição do evento.

A Marinha do Brasil participou com a instalação de um Stand de divulgação do Projeto Amazônia Azul com o objetivo de apresentar aos participantes do evento o potencial marítimo do país, como fonte de recursos vivos, de minérios e de petróleo.

O 2º Workshop recebeu apoio financeiro do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), do Banco do Brasil e das agências de fomento FAPESP (Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que foram fundamentais para a concretização do evento.

As editoras Manole e Edgard Blücher e a Revista Meio Ambiente Industrial apoiaram o evento e doaram livros que foram distribuídos entre os congressistas.

O evento contou, também, com o apoio institucional da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), da CETESB (Agência Ambiental do Estado de São Paulo), do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), da UNIDO (United Nations Industrial Development Organization), da Red Latinoamericana de Producción mas Límpia, da ANAB (Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica), da FGV (Fundação Getúlio Vargas) com o Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, da FIERGS/SENAI e da FIESP (federações da indústria dos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo) e do LATEC/UFF (Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense).

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP não mediu esforços para o êxito do Workshop Internacional, responsabilizando-se por toda a infra-estrutura, inclusive disponibilizando professores e alunos do Curso de Turismo, que se integraram ao Comitê de Suporte do Workshop, e o Coral da UNIP que se apresentou de forma magistral.

O Comitê Organizador registra que o segundo Workshop Internacional direcionado aos avanços da produção mais limpa foi extremamente produtivo, atingindo plenamente seus objetivos:

(1) O objetivo de troca de informação acadêmica foi plenamente alcançado. Foi significativo o número de instituições acadêmicas participantes, 74 Universidades e Centros Universitários, e foram apresentados 92 trabalhos acadêmicos. A qualidade dos trabalhos apresentados resultou no convite, por parte do Journal of Cleaner Production (JCP), para a edição de um número especial do periódico contendo trabalhos apresentados no 2º Workshop.

(2) As apresentações de recentes realizações em P+L foram feitas por um número significativo de empresas. Dezoito casos de sucesso foram apresentados nas sessões de apresentação oral. O evento propiciou a aproximação do conhecimento acadêmico da experiência corporativa com a participação de 35 empresas do setor industrial e de serviços. Destaca-se que foram apresentados casos de sucesso de empresas do Brasil, do Canadá, dos Estados Unidos e da França.

(3) A discussão de problemas comuns e encaminhamento de soluções foi intensa nas sessões plenárias; apresentações orais e nas oficinas de trabalho. Nas três oficinas foram formados grupos de trabalho discutindo atitudes necessárias para contribuir com a discussão sobre os problemas relacionados ao tema central do evento. Estas atividades foram coordenadas por três convidados. A primeira oficina foi dirigida por Cam Metcalf, professor da Universidade de Louisville e diretor executivo da KPPR (Kentucky Prevention Pollution Roudtable, EUA). Dezenove participantes da Oficina de Trabalho, provenientes dos mais diversos setores, foram convidados a refletir sobre o gerenciamento da água nas empresas e a elaborar uma política relativa ao uso da água. A segunda oficina foi coordenada pelo Dr. Javier Esquer Peralta da Universidade de Sonora (México). Esta oficina contou com onze participantes que discutiram o uso de ferramentas e da abordagem sistêmica para a prevenção à poluição. A terceira oficina foi dirigida pelo Dr. Alcir Vilela Júnior do SENAC. Os vinte participantes discutiram estratégias de prevenção na expansão das cadeias de suprimentos.

(4) O aprofundamento da discussão do fundamental tema do evento “Os Elementos-chave para a Sustentabilidade do Planeta: Energia, Água e Mudanças Climáticas” foi linha mestre do evento.

Diante destes expressivos resultados o Comitê Organizador sente-se honrado pela realização do Segundo Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa.

organizado por

 

Universidade Paulista - UNIP
 
com a participação de
 
ASEC - Brazil
National Prevention Polution Roundtable - USA
Universidád Cienfuegos - Cuba
Universidád de Sonora - México
Agradecimentos
Conferencistas
Programa 20/05/2009
Programa - 21/05/2009
Programa - 22/05/2009
Fotos
Vídeos
Downloads
Edição Especial - JCP
Menção Especial
Organização
Parcerias
Relatório Técnico
Contato