Tópicos do Curso

O modelo de desenvolvimento em vigência privilegia o crescimento econômico e tende a "externalizar" os custos ambientais de suas atividades econômicas. A Produção Mais Limpa (P+L) é uma metodologia prática aplicável a qualquer setor de produção e serviços para aumentar a eficiência e eficácia dos processos de produção, reduzir os riscos potenciais que podem afetar a integridade dos seres humanos e do ecossistema e alcançar a sustentabilidade do desenvolvimento econômico. Ao contrário do tradicional "controle à poluição", método utilizado nos Sistemas de Gerenciamento Ambiental, que pode serc considerado como metodologias "pós-impacto" ou "reação e tratamento", a P+L é uma metodologia pró-ativa possuidora de uma filosofia "antecipar e prever".

As práticas de P+L têm sido testadas com o objetivo de melhorar a sustentabilidade das cadeias produtivas, assim como outras metodologias (ex. Análise de Ciclo de Vida, "end of pipe"). Uma das medidas identificadas para a melhora da sustentablidade, independentemente do tamanho ou objetivo da empresa, é a minimizaçãoo de resíduos. Uma média de 50% do produto é perdida ou desperdiçada antes e depois de chegar ao consumidor. Por intermédio da P+L existe a possibilidade de um aumento significativo na redução do consumo de recursos.

A P+L ganhou aceitação no setor corporativo para representar uma abordagem mais eficaz e economicamente sustentável para minimizar o impacto ambiental da indústria, serviços e produtos. Do ponto de vista da atividade produtiva, envolve os aspectos de prevenção à poluição, redução de substâncias tóxicas e de resíduos, gestão eficiente dos recursos naturais como água, energia, matérias-primas e suprimentos antes de estes recursos abandonarem o processo. A P+L é sustentável caso seja passível a sua adaptação às condições locais.

Além de uma meta ambiental, a mínimização de resíduos é um programa orientado comercialmente para aumentar o grau de utilização de materiais e energia utilizados em processos produtivos, aumentando sua eficiência ecológica. Embora o tratamento e a eliminação de resíduos e emissões sejam muito caros, o custo gerado pela perda de matérias-primas normalmente é superior.

Objetivos Específicos do Curso

  • Identificar as causas e efeitos das questões relativas aos resíduos em diferentes agentes da cadeia produtiva
  • Identificar ferramentas e técnicas para a diminuição de resíduos com base na estratégia de P+L a partir de estudos de caso
  • Conhecimento de estratégias para a gestão ambiental da produção de resíduos.

Programação do Workshop

9:00 - 10.15 - Enfoque na gestão de resíduos cm base nas estratégias da P+L para empresas, clientes e o meio ambiente

10:15 - 10:35 - Coffee break

10:40 - 11:20 - Técnicas e ferramentas de P+L para a gestão de resíduos

11:25 - 13:00 - Exemplos de estudos de casos de sucesso a partir de avaliações de P+L. Exercícios de identificação das técnicas de P+L para o gerenciamento sustentável de resíduos

13:00 - 14:00 - Almoço

14:00 - 16:00 - Oficina de trabalho "Minha Fábrica Alegre"

Realização

Universidade Paulista - UNIP
 
Apoio
FAPESP
 
ABEPRO