Dr. Fernando J. Díaz López

Organização Holandesa para a Pesquisa Científica Aplicada (TNO) - Holanda

O Dr. Fernando J. Diaz Lopez trabalha na Organização Holandesa para a Pesquisa Científica Aplicada (TNO). Fernando é conselheiro sênior e gerente de programa na TNO Caribe, nas áreas de 'Inovação para o Verde' e 'Economias e indústrias inclusivas'. Atualmente, Fernando oferece suporte ao Diretor da TNO Caribe no gerenciamento e implatação do 'Programa de Sustentabilidade e Inovação' na América Latina e Caribe.

De nacionalidade mexicana, Fernando é doutor em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de East Anglia, Reino Unido. Possui Mestrado em Economia e Gestão da Inovação pela Universidade Autônoma Metropolitana do México e licenciatura em Engenharia Química pela Universidade Autônoma do Estado do México. Fernando é membro do Sistema Mexicano de Pesquisadores do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e professor associado extraordinário na área de sistemas de sustentabilidade pela Universidade de Stellenbosch, na África do Sul. Ele também é presidente do conselho Causa Natura, uma think tank mexicana que atua em políticas para a conservação dos recursos naturais (florestas e oceanos).

Por quase 15 anos, o Dr. Fernando presta aconselhamento sobre sustentabilidade, eco-inovação, tecnologias limpas e economia verde à Comissão Europeia, ao Programa Ambiental das Nações Unidas, ao Governo dos Países Baixos, ao Governo Basco e ao senado mexicano. Fernando é autor de cerca de 90 publicações e esteve envolvido em quase 20 estudos de inovação e de sustentabilidade para a Comissão Europeia, governos nacionais e empresas privadas. Seu próximo livro, "Eco-inovação nas empresas", é considerado como uma importante contribução para a área.
Entre alguns dos projetos emblemáticos do Dr. Fernando, estão inclusos o relatório da Competitividade Européia em Tecnologias Facilitadoras Essenciais, a Supervisão da Inovação Setorial no'Potencial para Eco-Inovação' da Europa INNOVA, os estudos de eco-inovação para o País Basco e os projetos para os órgãos fundados pelo FP7: EMININN e POLFREE. Atualmente o Dr. Fernando está desenvolvendo uma série de iniciativas de eco-inovação, economia circular, bioeconomia e desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe.

No período entre 2013 a 2015, o Dr. Fernando foi o consultor conceitual para o projeto da UNEP/UNIDO sobre "eco-inovação e eficiência dos recursos para as PME's nos países em desenvolvimento e economias em transição". No ano de 2012, ele recebeu o "Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Pesquisa de Opinião Pública - vice-campeão" do Congresso Geral do México, por suas contribuições na área de economia verde.

O Dr. Fernando atualmente coordena o trabalho da TNO na ELAN Network - um projeto de transferência de conhecimento e inovação para a Colômbia, Chile, México, Brasil, Argentina, Perú e Costa Rica, financiado pela Comissão Européia. Fernando co-preside a Rede Global de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável juntamente com o Dr. Carlos Montalvo. Este é um projeto financiado pelo programa de pesquisa da Comissão Européia H2020.

[ELAN Network]

[Inno4SD]

[Premio Nacional Investigacion 2011]

realizado por

Universidade Paulista - UNIP
 
organizado por
 
Universidade Paulista - UNIP
 
 
apoio
 
Instituto Jatobás