Justificativa:

Todos os processos de produção usam recursos de matéria e energia que são convertidos em produtos desejados, co-produtos e, por vezes,  subprodutos indesejáveis. Produtos, co-produtos e subprodutos são gerados pelo processamento das matérias-primas utilizadas (minerais, combustíveis fósseis, água, matéria orgânica) em passos seqüenciais ou paralelos em que produtos intermediários são gerados em conjunto com resíduos sólidos e emissões. Algumas matérias-primas não são renováveis e, entre elas, algumas são escassas. Há recursos que se renovam lentamente e exigem uma taxa de retirada que coincida com seu tempo de substituição. Resíduos sólidos e emissões geram impacto ambiental para os seres humanos e outras espécies. A sustentabilidade de qualquer processo requer que tanto a retirada de recursos do meio ambiente (água de reservatórios subterrâneos, madeira de florestas, minerais das minas, etc) quanto a quantidade de resíduos e emissões do processo sejam  minimizadas ou evitadas.

A ACV, um método considera a carga ambiental gerada por um processo, examina o processo local  bem como a cadeia de fornecimento. Ao fazer isso, a retirada de recursos e emissões durante toda a vida de um produto, desde a extração de recursos, seu processamento, sua utilização e até sua eliminação ou reciclagem, são inventariados e os impactos são contabilizados. Alguns impactos se inserem na categoria de esgotamento de recursos, outros nas categorias de toxicidade humana e dos ecossistemas. A ACV identifica os fluxos de entrada e saída de um processo, caracterizando-os com fatores de impacto específicos que são atribuidos a categorias de impacto, para determinar a extensão e a tipologia do real ou potencial impacto ambiental. Devido à possibilidade de seguir a cada etapa do processo, também é possível identificar as etapas e os materias de maior impacto e sugerir alternativas.
A ACV é atualmente um procedimento padronizado, seguindo regras bem definidas para garantir a comparabilidade e confiabilidade dos resultados (ISO 14040/2006; 14044/2006; ILCD/2010). Realizar uma ACV é hoje mais fácil graças a softwares comerciais disponíveis e a bancos de dados existentes.A ACV é reconhecida mundialmente como um método confiável para a avaliação de diversas categorias de impacto ambiental, tendo na União Europeia uma instituição pioneira que inclui a ACV na maioria de seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e infra-estrutura, mas também muitos outros países com  intensas pesquisas (EUA, China , entre outros). A ACV podem também ser combinada com outros métodos de contabilidade ambiental, entre os quais emergia e exergia, dependendo da escala de interesse.

 

Objetivos:

a) Proporcionar uma descrição teórica do método da ACV, as suas regras, as suas ligações com outros métodos, em particular, emergia e exergia;

b) Introduzir o uso de software e às bases de dados;

c) Apresentar e discutir vários estudos de caso, a fim de aumentar a confiança no método e no software

d) Aprofundamento do uso do software e das bases de dados da ferramenta de ACV

 

Cronograma:

Módulo 01 (13/03)

09:00 - 12:00

- Descrição teórica do método ACV

- Regras e a integração do ACV com outros métodos, em particular emergia e exergia.

- Apresentação do software e dos bancos de dados da ACV

12:00 - 13:00 - Almoço

13:00 - 16:00 - Demostração prática do software de ACV

 

Módulo 02 (14/03)

09:00 - 12:00 / 13:00 - 16:00 - Aprofundamento do uso do software e das bases de dados da ferramenta de ACV

Organizado por

Universidade Paulista - UNIP
 
Agência de Fomento
 
Apoio
 
       
CAPES
 
ABEPRO
 
Instituto Jatobás
 
FAPESP